Quem Somos

Tudo o que precisa de saber sobre nós

Identidade

A CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar
Cercivar quem somos?
Cercivar quem somos?

Historial

A CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar, nasceu no ano de 1976 mercê da vontade de um grupo de pais e encarregados de educação de crianças e jovens com deficiência.
Dedicou-se durante os primeiros anos ao apoio de crianças e jovens apenas como Escola de Ensino Especial.

De onde viemos?
Surgimos do movimento CERCI nascido após o 25 de Abril de 1974. Podemos dizer que, oficialmente, nascemos em 14 de Maio de 1976. De início éramos uma Escola de Ensino Especial, situada no centro de Ovar, em edifício cedido gratuitamente pela Santa Casa da Misericórdia. Em 2 de Maio de 1980 passou a ser Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
O que fomos e somos

A direcção da Cercivar cedo se apercebeu das barreiras existentes para o desenvolvimento integral das capacidades dos seus utentes. Assim surgiu a ideia da construção de um complexo escolar onde a ocupação em áreas diversificadas pudesse constituir uma mais valia para a possibilidade de uma integração completa na comunidade. Iniciou-se então na década de 80 a construção do centro pré-profissionalização, num espaço de cerca de 10 mil metros quadrados, cedidos pela Câmara Municipal de Ovar, transformado no que é hoje o Centro de Formação profissional e abrangendo áreas tais como carpintaria, serralharia, acabamentos e pintura, estofador, costura, agro-pecuária, estação de serviço, mecânica, construção civil, etc.

Para a concretização deste objectivo foi fundamental o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Nos anos 90 passou a Cercivar a dispor de uma estrutura para encaminhamento e apoio aos alunos com deficiências graves e moderadas - Centro de Actividades Ocupacionais - concretizado face ao acordo de cooperação entretanto celebrado com o serviço Sub-Regional de Aveiro da Segurança Social. Ainda na década de 90 iniciamos o apoio domiciliário a pessoas com Acidentes Vasculares Cerebrais, tendo como parceiros o Hospital e Centro de Saúde de Ovar, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia de Ovar e S. João, o Centro de Promoção Social do Furadouro e a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar - projecto pioneiro no distrito e até no país - é hoje complementado com o apoio domiciliário a pessoas idosas e com dificuldades.

Instituição de Reinserção Social e Integração Social por excelência a Cercivar é membro da Comissão Local de Acompanhamento do Rendimento Social de Inserção, da Comissão Local de Acção Social, mantendo protocolos de cooperação com a Câmara Municipal de Ovar, a Equipa Coordenadora de Apoios Educativos de Ovar e Estarreja. A Cercivar apoia um total de 172 utentes, distribuídos pelas várias valências (educativa, formação profissional, actividades ocupacionais, apoio domiciliário e lar residencial) provenientes dos concelhos de Ovar, Estarreja, Murtosa, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, para o que possui um quadro de pessoal de 58 funcionários (professores, educadores, auxiliares, monitores, psicólogos, técnicas de serviço social, médico, administrativos e outros). Os alunos são transportados em meios de transporte da Instituição. Um dos principais problemas que se tem vindo a colocar à Instituição prende-se com a redução das capacidades físicas dos utentes e o envelhecimento dos seus encarregados de educação, originando dificuldades ao nível do meio familiar, provocadas por doença, idade avançada ou mesmo morte. Para obviar este problema, em 14 de Maio de 2001 foi lançada a primeira pedra do Complexo Residencial e de Reabilitação. Na mesma data foi inaugurado um Lar Residencial para 6 utentes, o qual permitiu solucionar situações sócio-familiares de grande risco.

Para onde vamos?
Neste século XXI pretendemos manter a prestação de serviços de qualidade e desenvolver novas respostas que passam, entre outras, pela construção do Complexo Residencial.