Respostas Sociais

Centros de atividades ocupacionais
O C.A.O. pretende apoiar pessoas jovens e adultos com deficiência grave e profunda nas áreas do desenvolvimento pessoal e social.
Bem-estar e inclusão social, contribuindo para a promoção da qualidade de vida, através de actividades estritamente ocupacionais, actividades socialmente uteis e actividades lúdico terapêuticas.

Serviços Prestados:
Atividades Socialmente Uteis: YASAKI e SIKA
Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social (Grupo de Auto Representantes, Treino de Competências Pessoais e Sociais/
Atividades da Vida Diária, promoção Cognitiva, Cuidados de Imagem Pessoal)
Atividades Lúdico Terapêuticas (projecto de Bem-Estar, Fisioterapia/Snoezelen, Educação Musical, Educação Fisica, Boccia,
Natação, Hipoterapia, Dinâmicas de Grupo, Terapia Ocupacional e Atelier de Expressão Plástica)
Apoio da terceira Pessoa – Administração Terapeutica, Alimentação, Higiene Pessoal e Cuidados de Saúde.
Atividades Socio Culturais – (Saídas Lúdicas, Comemorações de datas Festivas, Datas Festivas e Aniversários, Atuações do
Rancho/ Troupe de Reis e participação em Competições de âmbito Desportivo).
Destinatários: jovens/adultos com deficiência intelectual (com graves limitações ao nível da atividade e participação) e multideficiência, maiores de 18 anos.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira entre as 9h e as 17h

Legislação Aplicável: Decreto Lei 18 de 1998; Despacho 52 de 1990; Portaria 432 de 2006

Equipa Técnica: Psicólogos, Assistentes Sociais; Técnicos de Reabilitação; Terapeutas; Educadores; Monitores de Actividades Ocupacionais.

Ver condições de admissão

Serviço de Apoio Domiciliário
A Resposta Social S.A.D., desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência,ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Cercivar funciona de 2ª a 6ª feira das 07.30h às 19.30h, sábado das 07.30h às 18.00h e domingo das 07.30h às 15.30h, durante todo o ano, prestando um conjunto de atividades/serviços que são prestados de acordo com as caraterísticas, necessidades e expectativas do utente, nomeadamente:

- Cuidados Pessoais e de Saúde –
O serviço de higiene pessoal, consiste na prestação de cuidados de higiene corporal e conforto, e é prestado diariamente ou consoante a necessidade do utente e ocorre preferencialmente de manhã. No entanto, e sempre que se verifique ser necessário, poderá compreender mais do que uma higiene pessoal diária. A equipa poderá ainda colaborar na prestação de cuidados básicos de saúde, sob supervisão de pessoal de saúde. Em relação à administração terapêutica, apenas serão administrados medicamentos a pedido do utente e/ou significativos.

- Fornecimento e apoio na refeição –
O SAD fornecerá a todos os utentes que requeiram o serviço de alimentação todos os dias uma ou duas refeições (almoço e jantar). Sempre que necessário é realizado apoio nas refeições. As refeições são variadas e adequadas ao estado de saúde do utente e são transportadas para o domicílio numa marmita térmica.

- Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana –
O tratamento de roupas funciona todos os dias e consiste na recolha, lavagem, secagem e distribuição de roupa pessoal e roupa de cama do utente.

* Higiene habitacional
A higiene habitacional, consiste na arrumação e limpeza do domicílio do utente, nas zonas e áreas de uso exclusivo do mesmo. É efetuada uma vez por semana.

* Outros serviços
Sempre que solicitado pelo utente poder-se-á realizar outros serviços como a aquisição de bens e serviços.

* Atividades Sócio - Culturais
Acompanhamento em atividades organizadas pela Cercivar (passeios, comemoração de datas festivas).

* Apoio psicossocial
Disponibilização de informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades.

Os nossos serviços foram concebidos para ir de encontro às necessidades de quem não consegue lidar com as exigências da vida diária, mas com algum auxílio, adquirem uma melhor qualidade de vida.
Trabalhamos no sentido de proporcionar aos nossos utentes, serviços altamente personalizados e adequados às suas reais necessidades da vida quotidiana. Procurámos ir de encontro às especificidades de cada um, não esquecendo os seus traços individuais.
Lar Residencial
A Resposta Social Lar Residencial, desenvolvida em equipamento, destinada a alojar jovens e adultos com deficiência, de idade igual ou superior a 16 anos, que se encontrem impedidos temporariamente ou definitivamente de residir no seu meio familiar, tem por fim promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade e também deve proporcionar aos clientes a satisfação de todas as suas necessidades básicas.


Ver condições de admissão

Residências Autónomas
Esta Resposta Social é desenvolvida com equipamento, destinado a acolher pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência com idade igual ou superior a 16 anos, de idade, temporariamente ou definitivamente, com autonomia relativa e pessoas com potencial de integração profissional e de viver autonomamente resultante da avaliação, intervenção e acompanhamento proporcionado aos clientes.

Ver condições de admissão