A quem se destina
As Residências de Autonomização e Inclusão são uma resposta social destinada a acolher pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 16 anos de idade, temporária ou definitivamente, que, mediante um apoio mínimo, possuem capacidade de
viver autonomamente.
Objetivos
Disponibilizar alojamento e apoio residencial permanente ou temporário, promovendo condições de vida independente que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida adequadas às necessidades específicas das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Promover o desenvolvimento pessoal, o bem- estar físico, emocional e material. Privilegiar a interação com a família e com a comunidade, no sentido da integração familiare social. Promover inclusão social-profissional, sempre que possível.
Requisitos
Ter idade igual ou superior a 16 anos.
Deficiência e/ou incapacidade, que mediante apoio possuam capacidade de viver de forma partilhada.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas diretamente na Cercivar, pelos interessados / família ou através de entidades /instituições que queriam fazer encaminhamento de situações com necessidade de apoio ao nível desta resposta/valência.
Apoios Prestados:
– Acolhimento e apoio residencial permanente ou temporário.
– Promoção de um modelo de apoio centrado na pessoa, nas suas necessidades, na sua liberdade de escolha e realização do seu potencial, contribuindo para o bem -estar físico e emocional e a melhoria da qualidade de vida.
– Apoio nas atividades de vida diária, da participação social e comunitária;
– Apoio nos cuidados de higiene pessoal, vestuário e alimentação.
– Apoio individualizado e específicos na área de Psicologia e Terapia Ocupacional.
– Apoio no cumprimento de planos individuais de medicação e no planeamento e acompanhamento regular de consultas médicas e outros cuidados de saúde.
– Atividades em áreas complementares: autorrepresentação, snoezelen, lazer e tempos livres, culturais e desportivas (educação física, natação e boccia).